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Carteira de Trabalho Digital Posted on 30 Nov 2017 by Fabiana
Você já ouviu falar sobre a Carteira de Trabalho Digital? Se a resposta para isso for não você vai querer saber sobre essa digitalização que o governo está proporcionando para os trabalhadores. A agilidade e a maior segurança são a grande intenção deste novo serviço. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que o cidadão deve ter para que possa ter registrado em qualquer tipo de função profissional que ele venha a exercer. Isso significa que o trabalhador vai comprovar a sua função em um emprego remunerado a partir desse documento para que a ele possa ser garantido os benefícios previstos nas leis trabalhistas da CLT (Consolidação das leis trabalhistas). Esse documento pode ser emitido com a idade mínima de 14 anos devido as leis de aprendizes que se iniciam com essa faixa etária no mercado profissional. A documentação necessária para fazer a CTPS Digital esta relacionada nos itens abaixo: -Documento que comprove identidade; -Documento de comprovação residencial (contas de águas, luz, telefone entre outras); -CPF (Cadastro de Pessoa Física); -Comprovação de estado civil a partir da apresentação de certidão de nascimento, casamento, divórcio entre outras; Com esse tanto de dados e documentos você tem a impressão que o processo é bem demorado e burocrático não é? Pois agora você pode dizer que ele era demorado. Isso porque o Governo Federal juntamente com o Ministério do Trabalho criou a opção digital de emissão de sua carteira de trabalho (CTPS). Para que você possa ter acesso a todos os minuciosos detalhes a respeito desse benefício, você pode acompanhar esse artigo onde vai ser possível saber quais as vantagens, exigências e outros detalhes a respeito desse novo modo de ter a sua carteira de trabalho mais rapidamente. Carteira de Trabalho Digital – Descubra Essa Novidade do Governo Assim como a carteira de trabalho convencional, sua Carteira de Trabalho Digital vai trazer todas as suas informações profissionais que estão armazenadas no banco de dados do Governo. Dessa forma a modernização chega até mesmo aos trabalhadores que vão poder contar com uma carteira de trabalho que acompanha as necessidades de agilidade que esses possuem. O que é? Mas enfim, do que se trata a Carteira de Trabalho Digital? A resposta para esse questionamento é que essa é uma versão da carteira de trabalho que no momento do pedido pode ser entregue. Essa é uma grande novidade que o governo traz para que os trabalhadores tenham uma maneira mais simples e mais rápida para poder adquirir esse documento de comprovação profissional. E com essa explicação você pode imaginar que a forma como essa será solicitada é diferente da forma com que se emitia antes esse tipo de documento. Tudo se torna mais simplificado com essa boa nova que foi criada para atender cada vez mais cidadãos para que esses possam ter acesso a esse tão importante documento. Para poder esclarecer seu questionamento, confira como é feito o pedido dessa nova alternativa para a carteira de trabalho (CTPS). Como fazer a sua? Para requerer a sua Carteira de Trabalho Digital você vai ter uma maneira bem simples de fazer isso. Basta ir até uma agência responsável pela solicitação de serviços do ministério do trabalho e então o processo será feita de uma forma muito simples. O que antes era feito de forma demorada, ou seja, com a emissão de sua carteira em cerca de 30 (trinta) dias, com a forma digitalizada desse serviço pode ser feito em tempo aproximado de 20 minutos. É preciso pagar pela solicitação da carteira de trabalho digital? O serviço que está sendo oferecido para a emissão do documento de comprovação profissional digitalizada é gratuito para qualquer cidadão. O pedido da Carteira de Trabalho Digital é um serviço simples que não vai tomar de seu tempo, e nem ao menos de seu dinheiro. Essa iniciativa foi feita para agregar melhorias ao método de aquisição desse documento para que o acesso a uma carteira de trabalho seja mais rápido e consequentemente mais benéfico. Quais as vantagens? O Governo e o Ministério do Trabalho surgiram com a proposta de tal digitalização pensando em trazer vantagens e uma agilidade que vai trazer melhorias tanto para o cidadão, quanto ao ministério. Algumas das melhorias que foram citadas que estão inseridas na nova Carteira de Trabalho Digital são: Aceleração do processo de emissão da Carteira de Trabalho e de Previdência Social; Gratuidade para a emissão da nova versão da CTPS; Maior segurança para armazenamento e conferência do banco de dados e registros que o governo tem; Integração de dados a respeito do cidadão solicitante; Não necessidade de apresentação de foto 3×4 no ato de requerimento da Carteira de Trabalho Digital. Todas as informações estarão na carteira digital? Se você está em dúvida em relação as informações que estarão contidas no novo documento, Carteira de Trabalho Digital, pode ficar muito mais relaxado quando souber que todas as informações que você possuía em uma antiga carteira serão integradas a sua nova e digitalizada alternativa desse documento. Para que você entenda como isso é feito, você deve saber que todos os dados profissionais que você tem estão em um banco de dados que o Ministério do Trabalho armazena. E por isso, para poder adicionar esses dados em sua carteira digital o processo é muito mais simplificado. Eu já tenho uma carteira de trabalho, preciso tirar a carteira de trabalho digital? A Carteira de Trabalho Digital não precisa necessariamente substituir a carteira utilizada convencionalmente. Essa alternativa é voltada para aqueles que ainda não possuem uma CTPS ou que precisam de uma 2ª (segunda) via desse documento. Se você já possui o documento de Carteira de Trabalho e Previdência Social e este ainda não foi totalmente preenchido, ele continua tendo a mesma validade como anteriormente. Essa mudança está mais voltada para novos emissores ou pessoas que por diferentes motivos precisam fazer o requerimento de uma outra via da CTPS. A carteira digitalizada segue as mesmas regras e os mesmos usos da carteira normal? A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) não somente é um documento onde o cidadão registra todo tipo de atividade que exerce de forma remunerada e registrada como também tem acesso a benefícios do governo. Entre eles estão o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que é um benefício onde uma parte do salário do trabalhador é destinado a esse para que em caso de demissão, o trabalhador possa ter um fundo. Esse é um grande e importante benefício que continua presente nas carteiras de trabalho convencionais e também está inclusa na nova e modernizada Carteira de Trabalho Digital. Todas as agências do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) oferecem a opção de carteira de trabalho de forma digital? Desde o seu surgimento, a ideia da Carteira de Trabalho Digital tem sido implantada pouco a pouco nas agências do MTE (Ministério de Trabalho e Emprego). No ano de 2015 era estimado que a maioria das agências do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) já tivessem essa alternativa disponível no sistema do governo. Na presente data, é possível que todas as demais agências que estariam faltando na estimativa feita tivessem também essa opção. Poupa Tempo Além de hoje o serviço ser oferecido de forma digital acompanhando o avanço da tecnologia, existem em diversas cidades no estado de São Paulo, as agências do Poupa Tempo. Essa agência tem como função especializada, a emissão da Carteira de Trabalho Digital o que facilita o trabalho e ainda pode trazer ainda mais agilidade para os processos que por si próprios já oferecem essa característica. Fonte: noticiandoweb.com
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